Você já ouviu falar no Mapa da empatia? Se sim, você já experimentou usar no seu e-commerce? Vem com a gente então que vamos te mostrar como!

Scott Mattews, executivo da Xplane, criou o mapa da empatia pensando em ajudar as empresas a compreenderem de forma mais empática os consumidores.

Esse estudo estratégico e psicológico procura decifrar a mente dos clientes e entender suas necessidades, desejos e etc. Então através do mapa é possível tornar mais humanas as ações do seu negócio, para que os consumidores possam criar uma identificação maior com a marca.

E para fazer um Mapa da Empatia, pode ser tanto de forma manual, com post-its, papeis, lousa, quanto através de um computador com modelos pré-configurados.

No modelo que Mattew desenvolveu existem 6 sessões, e você precisa preencher conforme for analisando cada ponto da sua persona, ou seja, o público alvo da sua loja precisa estar bem definido, porque tudo que será preenchido será com base nesse perfil.

O que vê

Aqui você observa os assuntos e os meios de comunicação mais importantes para o seu público:

– Os ambientes que o cliente frequenta

– O que ele costuma acompanhar

– O que assiste e lê

– As redes sociais que mais utiliza

O que fala e faz

Aqui você analisa:

– Atitudes e comportamentos

– Assuntos que mais interessam

– Hobbies

– Como lida com a aparência

O que escuta

Nesse tópico você descobre seus influenciadores e os veículos de comunicação ideias:

– O que escuta nos meios de comunicação

– O que os amigos e família dizem

– Quais são suas influências

– O que suas marcas preferidas dizem

O que pensa e sente

Nessa parte você consegue visualizar o perfil comportamental dos seus clientes:

– O que realmente deseja

– Como se sente em relação ao mundo

– Quais seus sonhos

Quais são suas dores

Nessa sessão você irá analisar:

– Medos, frustrações e obstáculos

– Mudanças que gostaria de ter

– Maiores insatisfações

– Riscos que teme correr

Quais são suas necessidades

Aqui você vai perceber pontos bem importantes que motivam seus clientes:

– Desejos

– Onde quer chegar

– O que traz bem estar

– O que faz para ser feliz

Uma dica bem interessante é realizar o preenchimento em conjunto com uma equipe na sua empresa, porque assim cada um contribui com visões e experiências diferentes. O grande ponto é se colocar no lugar do cliente para responder todas as questões, dessa forma é possível realmente entender o comportamento e suas necessidades.

Mas afinal, quais benefícios o Mapa da Empatia pode trazer pra sua loja?

O relacionamento que a marca cria com o seu público é um dos fatores que mais influencia nas vendas, e com essa ferramenta é possível enxergar qual a posição do seu negócio com a visão do cliente. Sabendo como o cliente pensa, o que ele deseja, o que ele procura, seus medos e td mais, fica mais fácil criar estratégias de vendas mais assertivas, promoções, conteúdos mais atrativos, os melhores canais de vendas e etc.

Você aumenta suas chances de proporcionar experiências positivas aos clientes, e com isso, aumenta suas vendas!

Conte aqui pra gente, você já conhecia, já utilizava o mapa?

Informações: E-commerce Brasil

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