A aceleração digital foi uma das consequências das diversas mudanças sofridas por conta da pandemia. As empresas precisaram buscar novas alternativas de sobrevivência, e ingressar no ambiente online foi uma delas.

Se tornou uma necessidade que os comércios acompanhassem essa nova tendência para conseguirem se manter no mercado. Antes não era tão comum que os negócios tivessem diversos canais de atendimento, de compras, mas agora essas estratégias crescem cada vez mais.

O comportamento do consumidor precisou mudar durante esse período, e os hábitos de antes sofreram mudanças repentinas. Comprar nas lojas físicas deixou de ser uma opção por alguns meses, e comprar através do e-commerce se tornou a única alternativa para maioria dos itens que não fossem de necessidades básicas.

Com isso, o e-commerce ganhou muitos novos adeptos, e não só clientes, mas novas lojas virtuais também. Ou seja, foi uma grande expansão. E mesmo com a volta do comércio físico, os mercados virtuais permanecem em crescimento, porque muitos consumidores irão manter esse novo hábito.

E os motivos para manterem são diversos: muitos tinham receio em relação a confiança no pagamento, no recebimento dos produtos, e puderam comprovar que é seguro comprar online, desde que saibam a procedência da loja, claro.

Além disso, o e-commerce traz muita praticidade e rapidez, o cliente ganha tempo quando compra pela internet, ao invés de se locomover até uma loja física. Outro ponto positivo é o preço, o consumidor pode facilmente fazer comparações entre as lojas concorrentes para pagar o menor preço no produto desejado.

Por essas e por várias outras razões o comércio virtual está em alta e a tendência é de que continue crescendo, por isso, mantenha seu negócio preparado, seguindo esse crescimento e não deixe de incluir sua loja nos marketplaces também, que podem te ajudar muito nesse mercado online.

Pense sempre na experiência do cliente como um dos principais pilares para estruturar sua loja digital, principalmente agora que muitos estão dando uma chance para conhecer esse mundo, a experiência precisa ser a melhor possível para que eles sejam fidelizados e continuem comprando online.

Siga a Epicom no Instagram e fique por dentro das nossas novidades!

LEIA MAIS:

4 livros que podem te ajudar a entender mais sobre e-commerce

Fatores que levam o cliente a escolher a sua loja no e-commerce