Uma epidemia sem precedentes surpreendeu o mundo todo rapidamente. Algo completamente inesperado e talvez jamais visto nesta proporção. Tão extraordinário que causou incertezas imediatas no mercado global cujos reflexos apareceram instantaneamente na vida das pessoas, e nos mais diversos setores da economia global!

 

A primeira alteração na rotina que nos afetou de supetão, foi o cerceamento no direito de se deslocar…as pessoas tem forte recomendação (em outros países o impedimento já é decisão governamental) para isolamento social. A sugestão mudou drasticamente a rotina das empresas e famílias….crianças ficando em casa e empresas se organizando para o home office. De fato essa já é uma prática um tanto usual para colaboradores de empresas de tecnologia…talvez a grande diferença ai, seja lidar com o fato de que descer ao café da rua para pensar ou espairecer, não é recomendado…melhor faze-lo em casa! A agitação do lar também (em alguns casos) pode ser um novo componente para os que estão acostumados a trabalhar de casa!

 

Nota-se então que as pessoas estão surpresas, desconfortáveis e apreensivas com o que vem pela frente. Ainda falando do mercado digital, a alta do dólar já deixa iminente a alteração dos preços de produtos importados ou com componentes importados. Para o e-commerce isso poderá refletir em breve! O impacto no câmbio também reflete de imediato em custos de infraestrutura…normalmente as empresas utilizam estruturas cloud em outros países.

 

O que podemos esperar neste momento, é que a sociedade brasileira leve a sério a gravidade do momento para evitar o cenário mais crítico de outros países afetados. A velha máxima de que o brasileiro não desiste nunca deve ser considerada…afinal não desistimos de seguir em frente, não desistimos de lutar, de ser sérios, e de querer fazer sempre o bem.

 

Uma coisa que podemos esperar, é que todos estarão unidos para evitar que o impacto seja devastador, e principalmente, para retomar o crescimento com determinação. Então vamos fazer o certo agora, o quanto antes…e passar por isso logo!

 

Se você gostou desse texto, compartilhe! Vamos espalhar informação e otimismo.

 

Estamos juntos.

 

#epicom #covid19 #marketplace