As datas comemorativas são ótimas aliadas de quem quer vender produtos ou serviços. Logo depois do Dia das Mães, os consumidores entram em uma nova oportunidade de presentear e ser presenteado: o Dia dos Namorados!
O mês dos apaixonados movimenta muito o comércio brasileiro. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), as vendas de 2017 apresentaram crescimento de 4,5% em relação a 2016: o faturamento foi de R$ 42,1 bilhões para R$ 44 bilhões. Um ganho de aproximadamente R$ 1,9 bilhão.
Já a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) diz que a expectativa é que a data salve o primeiro semestre do varejo online em 2018, totalizando um faturamento de R$ 2,3 bilhões durante o período que antecede o dia 12 de junho, que representa 10% a mais que o ano passado. O número de pedidos pela internet será de 8,32 milhões e o ticket médio para presentear os namorados pode chegar a R$ 286.
Ou seja: é fácil enxergar que o Dia dos Namorados é uma oportunidade perfeita para alavancar as vendas e conseguir um belo lucro. Portanto, é importante elaborar uma boa estratégia para atrair clientes.
Existem diversas opções para aumentar as vendas e aqui daremos algumas sugestões. A primeira delas é investir em descontos e promoções. Os olhos da maioria das pessoas brilham quando o assunto é economia. Um desconto chamativo, brindes e até mesmo combos podem ser um fator decisivo na hora de fazer uma compra, então use a criatividade e atraia os internautas!
Outro ponto que merece bastante atenção é a rapidez com que os produtos serão entregues. Muita gente deixa para comprar os presentes na última hora, então opções de entrega rápida podem ser de grande ajuda na hora de fechar um negócio. Se o comprador não conseguir comprar pela internet, ele será obrigado a comprar algo nas lojas físicas que estarão lotadas. É bem possível que o consumidor prefira pagar mais no frete do que enfrentar filas gigantescas.
Uma chance de captar clientes é o e-mail marketing. Ofereça vantagens personalizadas e segmentadas aos possíveis compradores. Invista em algo que cative os clientes e os leve para dentro de sua loja online. Se possível, invista também em anúncios direcionados ao seu público alvo nas redes sociais.
Como o movimento cresce consideravelmente durante essa época, é importante garantir que seu e-commerce esteja estável para receber os visitantes. O alto número de compras também pode afetar as formas de pagamento, então é recomendável que os vendedores digitais se certifiquem que existam diferentes opções para a compra dos produtos.
Essas foram algumas dicas da Epicom para o Dia dos Namorados! Para mais ideias do mundo do e-commerce e/ou marketplaces, acesse o blog!