Se você começou a pesquisar estratégias de e-commerce e marketplaces, provavelmente acabou se deparando com o termo omnichannel.

O termo vem do prefixo “omni”, que em Latim tem o sentido de tudo e inteiro. Já “channel” pode ser traduzido como “canal”. Juntando as duas palavras não temos uma tradução, e sim um conceito. Trata-se de um canal de comunicação completo, que não depende de outros para funcionar, ou seja, tudo que é necessário está conectado em um só lugar.

Para entender melhor a situação, imagine que você está em uma loja física, mas quer consultar se determinado produto está em estoque. Vendo o produto pelo site, você pode compra-lo no estabelecimento físico e, se quiser, pedir que seja enviado para sua casa. Basicamente a loja online e física estão conectadas, aproximando cada vez mais as compras online e off-line e fazendo com que o consumidor não veja diferença entre as compras em lojas físicas ou online.

Em um mercado cada vez mais competitivo, as lojas precisam se destacar uma das outras, oferecendo sempre a melhor experiência ao cliente. A facilidade obtida pelo omnichannel é algo que hoje em dia apenas parte dos consumidores utiliza, mas é bastante provável que em pouco tempo seja um pré-requisito na hora de realizar uma compra. Portanto, esse diferencial com certeza atrairá mais consumidores.

Agora que o conceito foi explicado, como você pode aplicar esse modelo ao seu negócio?

O primeiro passo é que você conheça muito bem o perfil dos seus clientes. Entenda o que eles querem, como eles pensam e o principal: como eles compram. Essa é a base de qualquer negócio, então se você ainda não sabe quem é a Persona do seu comércio, descubra!

Assim você poderá entregar um serviço extremamente personalizado, saciando as necessidades dos seus consumidores e fazendo com que o serviço prestado seja muito bem recebido.

Depois disso, você precisa integrar todas as áreas do seu negócio. De vendas online e offiline, até as entregas agendadas, das televendas ao e-mail marketing, do app à central telefônica. O cliente poderá fazer uma compra online e trocar o produto na loja física, por exemplo. Tudo precisa estar conectado, não deixando nenhuma brecha que possa colocar tudo a perder. Faça testes, imagine situações e prepare-se para receber mais clientes!

 

Na Epicom, você pode centralizar as informações para facilitar a gestão de seus produtos e, com isso, aumentar suas vendas nos canais.
Para conhecer nossa ferramenta, clique aqui.